PAUX-DE-DEUX
Saudades, muitas saudades de ti, amiga.
Ontem fomos pela vida... andando pelo Centro, por Copacabana, pela Lapa. Dançamos a noite toda: o ritmo de nossos corpos era um só dentro da variedade de sons. Passos intensos e desencontrados de nós mesmos, monocórdios. Essas nossas loucuras de sempre que, parafraseando Chico, esperam o carnaval chegar...
Angélica de Oliveira Castilho
Rio de Janeiro, 29 de junho de 2008.
domingo, junho 29
quinta-feira, junho 19
domingo, junho 15
CLOWN
Andando em passos lentos, com olhar baixo, cigarro apagado pelo vento e pela chuva, entre tropeços pelos paralelepípedos, segue a dama de triste figura. Maquiagem borrada, meio sorriso, cabelos escorridos, olhar aceso: faróis! Passa invisível a ex-metonímia da alegria pelas portas dos bares. É tarde! Cadeiras sobre as mesas, chão sendo lavado. Daqui a pouco será dia... Apressa o passo para fugir do sol.
Angélica de Oliveira Castilho
Rio de Janeiro, 13 de junho de 2008.
Andando em passos lentos, com olhar baixo, cigarro apagado pelo vento e pela chuva, entre tropeços pelos paralelepípedos, segue a dama de triste figura. Maquiagem borrada, meio sorriso, cabelos escorridos, olhar aceso: faróis! Passa invisível a ex-metonímia da alegria pelas portas dos bares. É tarde! Cadeiras sobre as mesas, chão sendo lavado. Daqui a pouco será dia... Apressa o passo para fugir do sol.
Angélica de Oliveira Castilho
Rio de Janeiro, 13 de junho de 2008.
quinta-feira, junho 12
PÁGINA DE DIÁRIO
Não tenho tido paz.
Os sonhos confusos trazem festas, rosas e rosas em buquês sobre uma cama que não dividimos. De todos, um era pra mim e não se fazia segredo disso. Todos os nossos conhecidos nos olhavam e sabiam.
Os sonhos tortos trazem o corpo de um e o nome de outro em almoços fartos de família, mas nós sabíamos quem éramos.
Os sonhos táteis trazem aconchego, diminuem a saudade, embora não possuam enredos diferentes da realidade.
Sobem pela garganta angústia e choro todas as manhãs.
Angélica de Oliveira Castilho
Rio de Janeiro, 12 de junho de 2008.
Não tenho tido paz.
Os sonhos confusos trazem festas, rosas e rosas em buquês sobre uma cama que não dividimos. De todos, um era pra mim e não se fazia segredo disso. Todos os nossos conhecidos nos olhavam e sabiam.
Os sonhos tortos trazem o corpo de um e o nome de outro em almoços fartos de família, mas nós sabíamos quem éramos.
Os sonhos táteis trazem aconchego, diminuem a saudade, embora não possuam enredos diferentes da realidade.
Sobem pela garganta angústia e choro todas as manhãs.
Angélica de Oliveira Castilho
Rio de Janeiro, 12 de junho de 2008.
terça-feira, junho 10
sexta-feira, junho 6
quinta-feira, junho 5
terça-feira, maio 27
sábado, maio 24

VENTANIA
Saber chorar?
Por que chorar?
Os deuses não sabem
nem nós.
O canto de uma iaô
Chama o canto de outra iaô
No assobio do vento de Iansã
Para a menina vir bailar.
O canto de uma iaô
Em eco é chama a iluminar
a coreografia, a atiçar corpos.
Os deuses são e só.
Angélica de Oliveira Castilho
Rio de Janeiro, 24 de maio de 2008.
Saber chorar?
Por que chorar?
Os deuses não sabem
nem nós.
O canto de uma iaô
Chama o canto de outra iaô
No assobio do vento de Iansã
Para a menina vir bailar.
O canto de uma iaô
Em eco é chama a iluminar
a coreografia, a atiçar corpos.
Os deuses são e só.
Angélica de Oliveira Castilho
Rio de Janeiro, 24 de maio de 2008.
BOLA OITO FORA
Quem é que sabe o que fazer
quando o não-amor
tornar-se patente
diante dos olhos
na representação cabal
de um corpo estranho
ao próprio amor?
Para haver traição
É preciso número par,
Par desfeito em ímpar trio,
Trágico gozo de ódio e delírio.
É preciso ter um que ama
no dois em desencontro
gerando trindade
da carne em destroços.
No veludo verde,
não corre mais o riso,
tacos esparramam
o espasmo do uno
em indilacerável solidão.
As garrafas transbordam em convulsão:
o menino dentro do homem vivendo
com intensidade milenar
o desespero de desejar
o desejo do outro.
Angélica de Oliveira Castilho
Rio de Janeiro, 24 de maio de 2008.
Quem é que sabe o que fazer
quando o não-amor
tornar-se patente
diante dos olhos
na representação cabal
de um corpo estranho
ao próprio amor?
Para haver traição
É preciso número par,
Par desfeito em ímpar trio,
Trágico gozo de ódio e delírio.
É preciso ter um que ama
no dois em desencontro
gerando trindade
da carne em destroços.
No veludo verde,
não corre mais o riso,
tacos esparramam
o espasmo do uno
em indilacerável solidão.
As garrafas transbordam em convulsão:
o menino dentro do homem vivendo
com intensidade milenar
o desespero de desejar
o desejo do outro.
Angélica de Oliveira Castilho
Rio de Janeiro, 24 de maio de 2008.
BILHETE DESESPERADO
Estou lascada! Meus olhos e ouvidos não captam nada, nobody. Nobody... can be like you. E estou tão eu sem você que os vizinhos já estão notando. Caminhar no calçadão não resolve. Jogar sinuca me desgasta. Esses rodopiares vagos só desatinam: olho d’água secando perto de construção em cidade grande.
Angélica de Oliveira Castilho
Rio de Janeiro, 24 de maio de 2008.
Estou lascada! Meus olhos e ouvidos não captam nada, nobody. Nobody... can be like you. E estou tão eu sem você que os vizinhos já estão notando. Caminhar no calçadão não resolve. Jogar sinuca me desgasta. Esses rodopiares vagos só desatinam: olho d’água secando perto de construção em cidade grande.
Angélica de Oliveira Castilho
Rio de Janeiro, 24 de maio de 2008.
terça-feira, maio 20
domingo, maio 18
SENTIMENTOS NADA NOBRES
Um surto de inveja mareja os olhos desse homem que não entende o episódio. E indaga-se entre o pasmo e o ódio: por que não eu?! A sala apocalíptica reflete calma. As cadeiras mudas contaminam tudo. O rasgar dos envelopes, o correr da caneta, a luz na parede.
Saída e entrada. Transpor a porta é cair no corredor efêmero entre o sim e o não. Um mundo que se apresenta sem possibilidades. Uma não-aceitação sufocante.
Como ser estóico? Como não morder o pecado, não lhe sugar todo o úmido, não roer os caroços, não engolir a poupa áspera em grandes dentadas? Como não olhar a felicidade sem a querer para si?
O homem sofre porque é homem! A perfeição é uma artimanha do Diabo e uma utopia de Deus.
Angélica de Oliveira Castilho
Rio de Janeiro, 18 de maio de 2008.
Um surto de inveja mareja os olhos desse homem que não entende o episódio. E indaga-se entre o pasmo e o ódio: por que não eu?! A sala apocalíptica reflete calma. As cadeiras mudas contaminam tudo. O rasgar dos envelopes, o correr da caneta, a luz na parede.
Saída e entrada. Transpor a porta é cair no corredor efêmero entre o sim e o não. Um mundo que se apresenta sem possibilidades. Uma não-aceitação sufocante.
Como ser estóico? Como não morder o pecado, não lhe sugar todo o úmido, não roer os caroços, não engolir a poupa áspera em grandes dentadas? Como não olhar a felicidade sem a querer para si?
O homem sofre porque é homem! A perfeição é uma artimanha do Diabo e uma utopia de Deus.
Angélica de Oliveira Castilho
Rio de Janeiro, 18 de maio de 2008.
sábado, maio 17
SOL DE OUTONO
Tive tanto, tanto, tanto medo que segui adiante como maratonista, como noiva que só enxerga a luz do altar. Tudo azul claro, a sala vazia, o corpo alongando. Desespero sendo derramado pelos olhos, pela respiração quase cortada. Tanto, tanto medo que a aparência era de calma estúpida. Tanto, tanto medo que não voltei atrás e descobri um tipo de beleza triste: debater-se em fúria acelera a morte. A luta é toda pra dentro. Sangue, músculos, ossos, consciência, intuição. E ter medo é muito bom!
Angélica de Oliveira Castilho
Rio de Janeiro, 17 de maio de 2008.
Tive tanto, tanto, tanto medo que segui adiante como maratonista, como noiva que só enxerga a luz do altar. Tudo azul claro, a sala vazia, o corpo alongando. Desespero sendo derramado pelos olhos, pela respiração quase cortada. Tanto, tanto medo que a aparência era de calma estúpida. Tanto, tanto medo que não voltei atrás e descobri um tipo de beleza triste: debater-se em fúria acelera a morte. A luta é toda pra dentro. Sangue, músculos, ossos, consciência, intuição. E ter medo é muito bom!
Angélica de Oliveira Castilho
Rio de Janeiro, 17 de maio de 2008.
domingo, maio 11
A MORTE
Dilacerado.
Pedaços de mim
em gavetas,
prateleiras da geladeira.
O coração na boca de um gato,
os olhos abertos na roseira.
E a consciência
lúcida e ardida
a tudo assiste.
Num movimento lírico
está pronta para catar tudo
e compor um outro mesmo ser:
borboleta despigmentada
camuflada no vento.
Angélica de Oliveira Castilho
Rio de Janeiro, 08 de maio de 2008.
Dilacerado.
Pedaços de mim
em gavetas,
prateleiras da geladeira.
O coração na boca de um gato,
os olhos abertos na roseira.
E a consciência
lúcida e ardida
a tudo assiste.
Num movimento lírico
está pronta para catar tudo
e compor um outro mesmo ser:
borboleta despigmentada
camuflada no vento.
Angélica de Oliveira Castilho
Rio de Janeiro, 08 de maio de 2008.
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